Jorge Ben regrava clássico de futebol com Mano Brown

10/06/2010 20:28

09/06/2010: O cantor Jorge Ben Jor lança nesta segunda-feira (14) uma nova versão da faixa “Ponta de lança africano (Umbabarauma)”, música de abertura do seu disco “África Brasil”, de 1976. O clássico do futebol ganhou participação do rapper Mano Brown, do Racionais MCs, na regravação produzida pelo DJ Zegon (Planet Hemp, N.A.S.A.) e por Daniel Ganjaman (Instituto).

“Procuramos fazer uma versão bem fiel à original”, conta Ganjaman em entrevista por telefone ao G1. “É uma vontade antiga minha e do Zegon, gravarmos com o Jorge. Estamos trabalhando nisso desde novembro do ano passado, negociando as participações”, explica o produtor.

Patrocinada por uma marca de tênis esportivos, a música será lançada um dia antes da estreia do Brasil na Copa do Mundo de 2010, e ainda conta com a participação de músicos como Pupilo (percussionista da Nação Zumbi) e as Negresko Sis (Anelis Assumpção, Céu e Thalma de Freitas).

“O Ben é muito legal no estúdio, ele sabe muito bem fazer o som que ele quer. Ele chegou e já disse, ‘quero o amplificador assim, microfonado desse jeito’” lembra Zegon. Ele explica também que Brown, por sua vez, participou de todo o processo. “Ele ficou o tempo todo no estúdio, virou um terceiro produtor. Ele é o maior fã de Jorge Ben que eu conheço”.

Apesar do controle no estúdio, os produtores tiveram que lidar com um problema relativamente comum na era do MP3 – uma versão inacabada da faixa acabou vazando na internet antes do lançamento. “É chato, a música ainda não estava pronta, mas fazer o quê?”, lamenta Zegon. “O vazamento não foi proposital, foi uma pena. Mas se a galera gostou tanto dessa versão inicial, acho que a definitiva vai fazer ainda mais sucesso”.

“A gente quer muito que a música seja uma fonte de energia para toda a torcida brasileira”, diz Ganja, comentando sobre a Copa e comparando a seleção com o grupo que regravou “Umbabarauma”. “Sempre tem a controvérsia em relação ao jogador que vai ou não vai pra Copa. O importante, assim como o time que a gente juntou para gravar a música, é ter coesão na equipe para poder enfrentar um campeonato tão importante”.

http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/06/jorge-ben-jor-regrava-classico-de-futebol-com-mano-brown.html